top of page

Seja justo e cresça nesse ano novo.



Quantas pessoas me disseram agora em dezembro que o tempo passou muito rápido, eu admito que também pensei nisso apesar da minha racionalidade entender que um ano nada mais é do que uma volta completa no sol que dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos, e até para o fim de ano existem aqueles que são pessimistas e não poupam em dizer: Todo ano é a mesma coisa.


O que nos somos é uma soma de sorrisos e lágrimas de uma vida. Estava pensando que se não houvesse a concepção meramente humana de existir a divisão em ano poderíamos sorrir demais ou sofrer em excesso. É importante dosar, parar para respirar, refletir e até mesmo invejar as fotos dos nossos vizinhos em redes sociais curtindo aquela praia, mas obviamente vamos criticar aquela ideia de gastar tanto dinheiro que não é nosso.


Um ano que passa é uma grande conta, e olha que é muito difícil eu assumir isso sendo de humanas, somamos experiências, livros lidos, filmes assistidos, lugares que conhecemos e pessoas que convivemos. Mas em compensação perdemos dias de uma alimentação natural, de práticas saudáveis, de abraços e beijos sinceros. Sim, quando fazemos uma balanço sobre o ano, de forma geral, temos grandes conquistas e coisas ruins claro que em proporções bem distintas... Mas seja honesto consigo mesmo e responda: Você foi justo com quem merece? Você cresceu esse ano?


Aristóteles já afirmava que a justiça não poderia ser escassa ou excessiva, ela simplesmente existe. Ser justo com o próximo é ser justo com você mesmo, pois qualquer consciência saudável fica inquieta com o mínimo resquício de injustiça. É como um espelho, na qual olhamos para nós mesmos. Por mais que muitas vezes somos injustos por imaturidade e medo de enfrentar nossas decisões, só teremos paz no coração com um ato de perdão. Não tenha medo de pedir perdão, eis o refocilamento para aquele que sofre sem motivo explicito.


Todo ano crescemos, não simplesmente para ter uma nova bicicleta, crescer exige inteligência, nos obriga a tomar consciência do mundo e nos faz buscar as mudanças e viver suas consequências. Crescer é mudar o caminho corriqueiro, é assumir as responsabilidades sem medo, é andar de cabeça erguida mesmo tendo tomado uma péssima decisão. Ninguém disse que seria fácil, crescemos com aquela fisgada no peito e mesmo com os joelhos ralados após uma queda seguimos nosso caminho, mesmo que com os olhos marejados.


Seja justo consigo mesmo e aproveite esse ano não para esquecer seus problemas e desafetos, e sim para desfazer os nós e apertar os laços - esse embrulho no estômago é normal meu caro - Crescer é assumir todos nossos passos, dos mais bem pensados aos insanos. Crescer e ser justo machuca, mas ainda bem que temos o alento de todo ano poder nos reinventar enquanto crescemos e envelhecemos, mas saiba que crescer sendo justo custa, demora, esfola.... mas posso afirmar que compensa.












.

POSTS RECENTES: 

bottom of page