top of page

Meu nome é Ninguém, sou o grande vitorioso dessas eleições!


No domingo tivemos uma eleição bem diferente em amplos aspectos: novas regras como tempo para campanha e de horário na TV configuraram mudanças para ações dos candidatos, houve a eleição de candidatos com maior poder aquisitivo e de pensamentos e ideologias mais conservadoras.


Tivemos a vitória também de políticos com posturas bem específica e diria com atitudes peculiares como por exemplo a Filipe Barros em Londrina, como candidato do oficial do MBL (Movimento Brasil Livre) conhecido pela petição on-line contra a ideologia de gênero nas escolas. Barros utilizou as mídias sociais, principalmente o facebook publicando ataques á vereadores que debatiam a questão de gênero, além de fazer questão de provocar e questionar movimentos sociais como o feminismo, escola sem partido. movimento das culturas afros (macumba segundo o referido vereador eleito).

Além disso, chama a atenção do vereador com a maior votação no Paraná: Boca Aberta que conseguiu o feito com uma moto e um equipamento de som atacando o atual prefeito de Londrina Alexandre Kireeff, há quem dia que Boca Aberta recebe patrocínio de outros políticos, principalmente por defender a bandeira de diminuição dos salários da câmara municipal para menos de dois mil reais.


O que é um dos elementos que mais se destacou foram os votos branco e nulos, colocados como o verdadeiro voto de protesto, se fosse a abstenção fosse um candidato seria um dos grandes campeões desse 1º turno. O Sr. Ninguém, esse candidato fictício superaria os primeiros e segundos colocados na disputa para prefeito em 22 capitais.


Se somarmos as abstenções, nulos e brancos superaram o primeiro colocado em dez capitais: Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Aracaju (SE) e Belém (PA). No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, esta soma de nulos, brancos e abstenções chegou a superar os votos obtidos pelos dois primeiros colocados, juntos.


Só que Ninguém não está nem ai... Já que não temos Ninguém, vai tu mesmo!




Mais informações e dados: Click aqui

POSTS RECENTES: 

bottom of page