top of page

Orgulho do brasileiro em ser vira-latas.



Hoje acordei pensando o que poderia escrever sobre o 7 de setembro, pensei o quanto piegas poderia ser ao falar sobre o quanto nossa independência foi falsa e arquitetada por uma elite e uma família real já não tão em destaque, e todos esses interesses. Desisti de focar o quanto é breve nossos momentos de democracia e como a permanência disso é frágil, não quero entrar no mérito como somos seletivos em escolhas e julgamentos e quanto pesa para o país tamanha incoerência, mas não vou tocar em nenhum desses assuntos.

Ai pensei o que abordar, o que dizer... Nada me veio a cabeça, decidi ir ler algo e me peguei num blog internacional de tecnologia, percebi como havia uma indignação pelos preços que será vendido o Iphone 7 no Brasil, e quando vi todas as minhas referência, assuntos e debates eram sobre como o nosso país está atrás de grandes nação e como dói no coração saber que é o atrasadinho.

Sábias as palavras de Nelson Rodrigues que destacou como está intrínseco em nós esse espirito vira-latas; como nos colocamos abaixo de outras nações e sempre temos esse ideia que somos inferiores e dessa condição não sairemos jamais. Mas é com esse espírito é que acreditamos nos políticos corruptos que nos seduzem como aqueles deliquentes que adoram maltratar e sacrificar vira-latas por diversão.

Somos esses vira-latas quando nos orgulhamos do jeitinho, buscamos até encontrarmos a todo custo um atalho para tudo; pensamos como é fantástico sair de um mercadinho com algumas moedas a mais mesmo que isso custe no salário de que nos atende; somos vira-latas quando num coletivo fingirmos dormir para não dar espaço a um idoso que já não possuí tanta saúde quando no aurora de nossas vidas.

Aprendemos a ser essencialmente corruptos quando a todo custo queremos ter vantagem sobre aqueles que possuem uma vida parecida com a sua, não nos orgulhamos da corrupção, mas necessitamos dela para ganhar a pedigre social, muito mais que um projeto de ação a corrupção corriqueira e cotidiano é que nos deixam sem vergonhas e vira-latas, e já que faço isso preciso apontar quem faça e assim ficar bem com todos. O que ele faz não é certo, mas o fato é que não importa quem faça... é errado.

Somos corruptível a todo instante, deixamos muitas vezes nossos filhos, mulheres e a família em busca de algo que nos contemple e tão viralatíssimo é o egoísmo. Somos vira-latas e apontamos a vira-latisse pra alguém, mostramos todos nossos defeitos executados por ela. Mas todo vira-latas e carinhoso, astuto e esperto. Faz o melhor para os seus, mesmo que o melhor fora constituído pelo pior. Somos esses vira-latas que se aproveitam da situação e julgam todos outros vira-latas pelos seus pecados, escancaram seus defeitos e se deleitam com a desgraça alheia... dizer, latir, dizer... Na pura verdade todo cão ladra não morde. Por isso a mesmice!








.







POSTS RECENTES: 

bottom of page