top of page

O que rima com mãe?



No meu tempo de escola, umas das minhas professoras, deu uma tarefa de fazer uma poesia sobre minha mãe, tão jovem tive dificuldades em encontrar uma palavra que rimasse com mãe. Encontrei um caderno velho com os versos curtos daquela criança, que fez uma estrofe tão simples, e que não dizia muita coisa - Mãe você é mais importante que a mais cara champagne.

Isso me marcou muito, o quanto é difícil rimar mãe! Simbolicamente, mãe é única na existência pra cada um, até para aqueles que não conheceram sua mãe há aquele carinho escondido e tímido lá no fundo do coração. Tão triste é quando ocorre a separação da mãe com seu filho, ato tão cruel até mesmo pro mais preciso dos carrascos. Amor de mãe não tem limite, não tem fim, pode inclusive fazer mal para a própria mãe gerando lágrimas de um amor e desgosto que rolam sobre a pela enrugada.

Mãe é puro orgulho; aplauso sem fim; tempo paciente... é acreditar quando todos já desacreditaram. Hitler, Stalin, Mao e tantos outros tiveram uma mãe, que culpa tiveram elas? nenhuma diria o poeta... Talvez amaram demais? Freud tentou racionalizar as mães, e isso fez todo sentido em nosso tempo, mexeu com nossos medos, mas não abalou o olhar de perdão e mãos de carinho de todas mães.

A proteção de uma mãe é aconchego; é natureza; é irracional. Não há lógica nesse mundo de letras e números que a faça entender. Que bom seria se o amor de mãe nos protegesse do todo maucaristimo responsável pelas dores do mundo. Mãe é coragem sem limite para seus filhos, toda dor de mãe é como uma Pietá de Michelangelo, quando choram é umas das imagens mais emblemáticas da impotência e dor profunda, fazendo até os mais severos cairem em lágrimas, pois afinal todos temos uma mãe.

Amor de de mãe é tempo sem hora... dias... meses... anos... O barbudo careca; o senhor de cabelos brancos; o bem sucedido homem de terno caramelo... Será sempre um menino frágil pros olhos da mãe, queria eu que o poeta mineiro baixasse o decreto, que mãe não vai embora! Sem perceber somos quixotescos de não crer que haja fim tão certo. Mas se morrer acontece, e o adeus torna-se inevitável só resta ter e aproveitar, enquanto o efêmero tempo permitirá, do toque quente de uma acolhedora proteção. Depois de todos os anos ainda me pergunto: O que rima com mãe? Hoje posso lhe pedir num verso infinitamente infantil, mas todo verdadeiro - Mãe, por favor te peço, sempre me acompanhe!






.

POSTS RECENTES: 

bottom of page